contato@rogeriomorale.com.br    |   

Cirurgia plástica e autoestima

Mais que uma intervenção estética, a cirurgia plástica pode ser tão importante para a saúde e a recuperação quanto para a autoestima de uma mulher. A transformação física, independente do que a motiva, é precedida por uma transformação psicológica para finalmente mostrar ao mundo aquilo que sempre imaginou de si mesma. Um corpo no qual agora se sente à vontade e com o qual se pretende mudar as relações, tanto consigo mesma quanto com os outros. A isso chamamos poder.

Segundo o relatório do ISAPS, pelo menos 15,8% de todos os cirurgiões plásticos do mundo estão aqui, no Brasil, atrás apenas dos EUA. Mais de 905 mil procedimentos cirúrgicos já foram realizados no país. Entre as cirurgias mais procuradas, estão:

Lipoaspiração

Também conhecida como lipoescultura, consiste em retirar depósitos de gordura em áreas específicas do corpo, como abdômen, pescoço e glúteos. Não recomendada para quem tem excesso de peso.

Mamoplastia de aumento

Uma das mais populares, consiste em aumentar o volume dos seios. É uma intervenção tanto estética quanto reparadora, pois em casos de mulheres que precisaram de remoção por conta de um câncer nas mamas, é de suma importância.

Abdominoplastia

Semelhante à lipoaspiração, mas neste caso a cirurgia serve para retirar a gordura localizada e o excesso de pele, de forma a modelar um novo abdômen. Bastante procurada por mulheres que já tiveram filhos ou perderam muito peso.

Blefaroplastia

Retirada das bolsas de gordura (e, por tabela, também as rugas) logo abaixo dos olhos. Como ajuda a rejuvenescer, é geralmente procurada por mulheres a partir dos 30 anos ou por quem tem flacidez na região das pálpebras.

Mamoplastia de redução

Oposta à mamoplastia de aumento, essa intervenção serve para reduzir o tamanho dos seios. Geralmente procurada por mulheres que se incomodam com os seios grandes ou por uma questão de estética ou pelo peso que pode causar dores na coluna.

Mastopexia

Também na lista das mais procuradas, essa cirurgia corrige aquele caimento natural dos seios. Reposiciona a auréola e a pele com flacidez, elevando as mamas.

Rinoplastia

Essa intervenção muda a estrutura nasal e pode ser realizada tanto por uma questão de estética quanto de saúde, já que contribui para melhorar a respiração.

Otoplastia

A Cirurgia que corrige as famosas orelhas de abano acaba com este incômodo. Muda a forma, a posição e até a proporção das orelhas.

Queiloplastia

Mais popular nos últimos anos, essa cirurgia muda a forma, o tamanho e até a textura dos lábios. Pode ser procurada por questões estéticas ou por quem deseja corrigir o lábio leporino, por exemplo.

Após uma cirurgia plástica, é comum a pessoa sair de um estado de baixa autoestima para uma supervalorização da imgem, mas cuidado. O segredo é o equilíbrio, pois nosso corpo – embora queiramos belo – é apenas nossa ferramenta de interação com o mundo.

Fonte: Medical Site