contato@rogeriomorale.com.br    |   

Dia Internacional da Mulher – A saúde feminina vem em primeiro lugar

No Dia Internacional das Mulheres, nada mais coerente que falarmos sobre a saúde delas. E, quando se fala em saúde feminina, é fundamental entender que a prevenção é o primeiro passo para uma vida mais tranquila.

Por isso é tão importante incluir na rotina a realização periódica de alguns exames cruciais para essa qualidade de vida. Cuidados preventivos são a melhor maneira de manter a saúde da mulher em dia e devem ser realizados ainda que a pessoa esteja se sentindo saudável.

Cuidados com a saúde íntima

As mulheres devem sempre fazer uma avaliação ginecológica anual que inclui a realização de exames como o Papanicolau, para detectar doenças como câncer do colo do útero, HPV e diversas DSTs.

É importante que se escolha um médico ou médica ginecologista com quem possa discutir confortavelmente temas delicados como sexo, métodos anticoncepcionais, gravidez e, mais tarde, menopausa. Além dos exames preventivos, a consulta ginecológica é o momento de tirar todas as dúvidas sobre práticas de sexo seguro e o uso de preservativos para minimizar os riscos de doenças sexualmente transmissíveis.

Cuidados com a pele

Do uso de produtos adequados até o que se come, tudo pode interferir na beleza da pele – outro aspecto importante da saúde feminina. Alguns hábitos diários para manter a pele bonita e saudável podem ser adotados. Usar somente produtos relacionados ao seu tipo de pele (normal, seca, mista ou oleosa) para evitar alergias e irritações; adotar uma rotina de limpeza, tonificação e hidratação; usar protetor solar com fator mínimo de 30 FPS; ingerir bastante líquido, mantendo a hidratação de dentro para fora; adotar uma alimentação favorável à pele; retirar sempre a maquiagem antes de dormir; ter boas noites de sono para se recuperar das agressões do dia a dia e realizar um check-up periodicamente são alguns desses hábitos.

Cuidados hormonais

Os hormônios são o alicerce para uma gama imensa de funções endógenas. Saber otimizá-los faz uma diferença enorme na vida de qualquer indivíduo, mas em mulheres, isso é determinante.O ideal é fazer uma avaliação individual com o endocrinologista para garantir a saúde hormonal e otimizar o metabolismo.

É muito importante que a mulher dose seus hormônios a qualquer sinal de alteração e busque acompanhar sua saúde com exames que possam informar melhor seu estado hormonal.

Cuidados com o trato urinário

A infecção urinária é um problema que muitas vezes atinge mulheres de forma crônica. Estimativas apontam que metade das mulheres terá pelo menos um episódio ao longo da vida. Por isso, cuidar do trato urinário é fundamental. Para evitar o problema é importante visitar o urologista regularmente e manter-se sempre hidratada.

Mantendo-se prevenida contra o câncer

Nas mulheres, os tipos de câncer mais frequentes são o de mama, colorretal, de colo do útero, de pele e de ovário.O fumo, o sedentarismo, a dieta inadequada, a poluição e o estresse são fatores apontados como possíveis causas além da predisposição genética, mas mesmo pessoas que estão fora do comportamento e do grupo de risco podem desenvolver câncer. Sendo assim, para se prevenir contra este mal, é recomendado que se faça alguns exames que podem ceder um diagnóstico precoce. É o caso da mamografia e autoexame nos seios; papanicolau; dentre outros.

Cuidados com a saúde vascular

A mudança de hábitos e a conquista de qualidade de vida afastam o risco de doenças vasculares. Isso vem através de três pilares: evitar alimentos que podem prejudicar as artérias; melhorar o funcionamento do intestino; controlar a obesidade e sobrepeso.Invista no consumo de frutas, água e atividades físicas, evite álcool e cigarro. Assim é possível reduzir o risco de aterosclerose, varizes, trombose venosa, má circulação das veias nas pernas, queda da pressão arterial, retenção de líquido e diminuição da espessura dos vasos sanguíneos.

Cuide sempre de sua saúde, ela é sem bem mais precioso. Feliz dia das mulheres!

Fonte: Medical Site