contato@rogeriomorale.com.br    |   

Lifting Facial: saiba mais!

O lifting facial é uma cirurgia estética para reduzir as rugas e a flacidez do rosto, sugerindo um aspecto mais jovial à pele da face. As queixas geralmente começam em mulheres acima dos 40 anos, mas a cirurgia de lifting, também conhecida por ritidoplastia, deve ser feita apenas por um cirurgião plástico numa clínica, sendo necessários anestesia geral e internamento por 3 dias, pelo menos. O procedimento inteiro dura cerca de 4 horas.

Antes da cirurgia é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde e o paciente é submetido a exame de sangue e eletrocardiograma, além de responder a um questionário médico sobre doenças, uso de remédios de rotina, cigarros ou alergias que fazem toda a diferença, tanto no processo cirúrgico quanto na recuperação. Também é necessário estar há pelo menos 10 horas em jejum.

O pós-operatório é lento e causa certo desconforto, especialmente nas primeiras semanas. Por isso os médicos recomendam analgésicos para controlar a dor; dormir de barriga para cima com a cabeça mais elevada – mantendo cabeça e pescoço enfaixados por cerca de 7 dias até na hora do banho ou de dormir; submeter-se à sessões de drenagem linfática; evitar cosméticos e mexer nas cicatrizes. Compressas geladas também são ótimas para reduzir o inchaço.

Os pontos são retirados mais ou menos 15 dias depois, por isso é importante não fazer esforço, não se expor ao sol, nem pintar o cabelo. Normalmente a recuperação total acontece em 30 dias, deixando uma cicatriz, a depender da técnica que o médico utilizou, mas costuma não ser visível porque estão cobertas pelo cabelo.

Entre as complicações cirúrgicas estão os pequenos hematomas (que vão desaparecendo depois da 3ª semana), o endurecimento e a falta de senbilidade da pele, assimetrias na face, infecção. Por isso é tão enfatizado que o paciente escolha cuidadosamente seu cirurgião.

Essa intervenção não dura a vida inteira, pois os resultados sofrem alterações ao longo dos anos por causa do envelhecimento natural da pele. A também chamada ritidoplastia por custar até 10 mil reais, dependendo da clínica onde será realizada.

Se você quer se submeter a este tipo de cirurgia, é fundamental que fale antes com seu médico de confiança e avalie todas as condições – inclusive de local e higiene – do seu cirurgião plástico.

Fonte: Medical Site